029 - VALORES PERDIDOS

"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?

VALORES PERDIDOS

TEXTO: Lucas 15:8-10
8 "Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
10 Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

INTRODUÇÃO:
• O texto de Lucas 15 reúne três parábolas com o tema perdas.
• Parece que o Mestre Jesus estava preocupado em ensinar que devemos buscar o que perdemos.
• Jesus descreve o cotidiano das pessoas de forma que entendessem.
• Embora esta história pareça simples, traz uma mensagem importante e prática para nossas vidas.
• O que você perdeu?
• Vamos aprender com esta parábola:

1. A MULHER: V.8ª “OU QUAL É A MULHER”?
• O texto começa perguntando “qual é a mulher?”.
• Esta mulher que procura suas moedas representa a Igreja de Cristo (Efésios 5.23,25).
• A noiva do cordeiro, que deve estar preparada para receber o seu Senhor (Apocalipse 22.17).
• As moças da época guardavam moedas para ser como dote, que também representava sua pureza e virgindade.
• Estas moedas eram utilizadas como ornamento em forma de colar sobre seu véu na cabeça.
• Estar sem uma moeda seria uma prova de perder sua pureza, um motivo de vergonha para uma jovem, podendo custar até mesmo a sua própria vida (João 8.4,5).
• Isto explica sua ansiedade em encontrar a dracma.
• Jesus quer encontrar sua Igreja e para isso quer nos preparar “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.27).
• Por isso, a Igreja precisa voltar à pureza do amor e da vida de santidade.
• Quando a Igreja se mistura com o mundo, está traindo ao Senhor (Tiago 4.4,5).
• A Igreja deve estar preparada para se encontrar com Cristo!

2. A DRACMA: V.8B “TENDO DEZ DRACMAS, SE PERDER UMA”.
• A dracma é uma moeda grega que equivale ao denário romano. Ambos tinham valor aproximado de um dia de trabalho.
• Diante da situação social da época, era considerada uma quantia valiosa e indispensável para o sustento da família.
• Perder uma dracma era o mesmo que ficar sem comer por um dia inteiro ou mais.
• A dracma representa um valor. Por isso podemos ilustrar as dracmas com 10 valores que estão sendo perdidos atualmente:
1- Ser humano: a falta de amor ao próximo chega ao limite (Marcos 12.30), O inimigo quer desfigurar as pessoas para perder sua semelhança com Deus (Gênesis 1.26,27).
2- Família: cada vez menos protegida, dividida (Marcos 3.25) e perseguida (Marcos 10.6-10).
3- Relacionamentos: ter amigos atualmente é uma coisa rara, pois os relacionamentos são superficiais e considerados descartáveis (II Timóteo 3.4).
4- Igreja: muitas pessoas estão abandonando seu compromisso com o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27).
5- Liderança espiritual: os pastores têm sido desvalorizados e desrespeitados em muitas igrejas (Hebreus 13.7).
6- Autoridades: devido às decepções, nossa geração não tem aceitado obedecer às autoridades (Romanos 13.1). As instituições como governo, escola e polícia estão sendo questionadas.
7- Trabalho: por causa da má distribuição de renda e da facilidade em obter recursos de forma ilícita, muitas pessoas não querem trabalhar (II Tessalonicenses 3.10).
8- Respeito: falta de consideração com pessoas mais velhas, com pessoas do outro sexo (Tito 2.8).
9- Palavra de Deus: não podemos esquecer que a maior fonte de riqueza que temos está nas Escrituras (João 5.39).
10- Amor: Não existe sentimento maior que o amor, nem atitudes maiores que o que é feito com amor (I Coríntios 13.13).

• Qual destes valores você perdeu?
• Precisamos resgatar estes valores que se perderam.
• Mesmo que o mundo não os tenha, na Igreja isso deve ser diferente. Devemos ser exemplo para que as pessoas possam ver Jesus em nós (Atos 11.26).
• A Igreja precisa resgatar os valores perdidos!

3. A BUSCA: V.8C “ACENDE A CANDEIA, VARRE A CASA E A PROCURA DILIGENTEMENTE ATÉ ENCONTRÁ-LA?”.
• A mulher não se conformou com a perda da moeda, nem deixou para depois, mas foi na mesma hora em busca da dracma até encontrar.
• O processo de procura pela moeda perdida passa por três etapas:
1. Acender a luz: A Igreja precisa ser “luz do mundo” (Mateus 5.14) e para isso precisa primeiro acender a luz da Palavra de Deus (Salmo 119.105). A luz prevalece sobre as trevas (João 1.5).
2. Varrer a casa: a igreja precisa ser limpa de toda sujeira do pecado buscado o perdão e santificação (I João 1.7-9). Jesus disse que a videira precisa ser limpa para produzir frutos (João 15.2). Às vezes a Igreja precisa de uma limpeza (Salmo 1.5).
3. Perseverança: como a mulher que não desistiu, precisamos ser perseverantes e não nos render à influência do mundanismo que nos impede de enxergar os valores do Reino de Deus (Romanos 12.1,2).


• Jesus ensinou “buscai e achareis” prometeu que “quem busca encontra” (Mateus 7.7,8).
• Mesmo que tudo pareça contrário, não podemos desistir de procurar de volta os valores do Reino de Deus.
• Isso só é possível com a luz da Palavra de Deus, com uma limpeza na casa e com muita perseverança.
• Não desista de buscar os valores de Deus!
• Procure o que você perdeu!

CONCLUSÃO: v.9.10
• A alegria é o resultado de encontrar o que se perdeu.
• Viver uma vida correta, de acordo com os princípios da Palavra de Deus não significa ser sisudo, mas sim ser alguém que tem o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23).
• As alegrias do mundo são apenas aparentes e momentâneas, mas com consequências tristes e duradouras.
• Deus quer nos dar alegria e prazer de viver corretamente em sua presença.
• Você tem valor para Deus!
Sobre o autor
Generic placeholder image
Eneas Araújo
Gostaria de receber novidades sobre os estudos em seu email?