028 - MULHER PORQUE ESTÁ CHORANDO?

Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".

MULHER PORQUE ESTÁ CHORANDO?

TEXTO: João 20:11-18
11 Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro
12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.
13 Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".
14 Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.
15 Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".
16 Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " ( que significa Mestre ).
17 Jesus disse: "Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês".
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor! " E contou o que ele lhe dissera.

INTRODUÇÃO:
• A sensibilidade é uma característica feminina.
• Enquanto muitos homens hesitam em demonstrar seus sentimentos, as mulheres geralmente expõem suas emoções com mais facilidade.
• Maria Madalena já estava chorando há vários dias. Desde que prenderam, maltrataram e crucificaram seu mestre.
• Chorou por toda a via crucis até o calvário e desde a cruz até o túmulo.
• No domingo, Maria Madalena retorna esperançosa em rever seu mestre e quando encontra o túmulo vazio, volta a chorar (v.11).
• Mas agora recebe uma boa notícia de que não há mais razão para sua tristeza.
• O que te faz chorar?
• Alguns motivos de consolo, baseando nas duas vezes que foi perguntado a Maria Madalena: “porque choras?”.


1. BUSCAR A JESUS: V.13
• O primeiro a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” (v.13), foi um dos dois anjos que estavam no túmulo de Jesus (v.12).
• A reação de Maria Madalena foi abrir seu coração. Ela pensava que o corpo de Cristo tinha sido roubado da sepultura.
• Assim como os demais discípulos, ela estava tão triste que não se lembrava da promessa da ressurreição talvez nem compreendesse sua dimensão (João 20.9).
• Mesmo assim ela estava em busca de seu Mestre.
• Sua perseverança na porta do túmulo (v.11) demonstra a busca incansável por encontrar o Cristo vivo.
• A palavra de Deus promete que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”(Salmo 34.7).
• Assim como o anjo perguntou a Maria Madalena, por que estava chorando, Deus também coloca anjos junto de sua vida para te proteger de todo mal (Hebreus 1.14).
• Contudo, Maria Madalena não queria ver anjo e sim o seu Senhor a quem procurava.
• Se ficasse impressionada com os anjos, talvez se não veria Jesus ressuscitado.
• Da mesma forma precisamos buscar somente a Jesus como Senhor em nossas vidas. Somente Jesus tem o consolo que você precisa (Apocalipse 7.17).
• Busque o consolo em Jesus!

2. RECONHECER JESUS COMO SENHOR: V.14-16
• O segundo a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” (v.15), foi o próprio Jesus.
• Maria Madalena estava tão triste e com os olhos embaçados de lágrimas, que não reconheceu Jesus (v.14), pensando que fosse o jardineiro (v.15).
• Ainda assim, Maria Madalena não desistiu e pediu que lhe mostrasse onde estava seu mestre.
• No momento em que Jesus chama o nome de Maria, sua voz inconfundível em tom amável foi reconhecida imediatamente.
• Ela olhou para Jesus e o chamou como de costume pelo título de Raboni, que significa Mestre.
• Este reconhecimento foi feito por ambos em palavras que se tratavam anteriormente, mostrando sua proximidade.
• Quando reconhecemos a Jesus como Senhor de nossas vidas, recebemos o consolo do Espírito Santo (João 14.26).
• Jesus prometeu que nos “enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 21.4).
• Antes de conhecermos a Jesus, nossa vida era de tristeza, mas quando recebemos o Senhorio de Cristo, passamos a viver em sua presença constante (Mateus 28.20).
• Jesus é o Senhor de sua vida!
• Jesus te consola!

3. UMA MISSÃO: V. 17
• Agora vendo a Jesus, e aos pés de Jesus, o choro acabou, suas lágrimas foram enxugadas, a emoção e a alegria voltou.
• E é neste exato momento que Jesus lhe dá uma missão: “Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.
• Os outros Evangelhos narram a presença de outras mulheres também, e que todas receberam a mesma missão, de anunciar que Jesus havia ressuscitado.
• E a história bíblica narra que eles foram e contaram aos discípulos e eles não creram.
• E fico só imaginando depois que Jesus apareceu aos discípulos e eles viram que o que as mulheres disseram era verdade... a cara delas, do tipo: “E não disse!!!”
• Mulheres a missão que Deus tem dado a vocês não é em nada menor ou inferior a dos homens.
• Quando Deus formou e chamou vocês para serem SUBMISSAS, não foi para ser capacho, mas sim para estar juntas com o homem na mesma MISSÃO. Cada um fazendo a sua parte.

CONCLUSÃO:
• v.18 “saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor!”.
• A alegria tomou conta do coração de Maria Madalena e a tristeza foi embora.
• Sua reação, a partir deste encontro com Cristo, foi levar a mensagem da ressurreição para os demais discípulos. Também se lembrava das palavras do Mestre.
• Nunca podemos esquecer-nos da missão que Jesus nos deu (Mateus 28.18).
• Quando cumprimos esta missão, ficamos tão ocupados com a boa mensagem, que não temos tempo para chorar por qualquer coisa.
• O Senhor te deu uma missão de levar as boas novas de alegria para todo o povo (Lucas 2.11).
Sobre o autor
Generic placeholder image
Eneas Araújo
Gostaria de receber novidades sobre os estudos em seu email?