024 - O QUE FAZ DEUS SORRIR?

O sorriso de Deus é o objetivo da sua vida. Uma vez que agradar a Deus é o primeiro propósito de sua vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso.

O QUE FAZ DEUS SORRIR?

TEXTO: Gênesis 6:12-19
12 Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta,
13 Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.
14 Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.
15 Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.
16 Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.
17 "Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.
18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
19 Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.

INTRODUÇÃO:
• O sorriso de Deus é o objetivo da sua vida.
• Uma vez que agradar a Deus é o primeiro propósito de sua vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso.
• A Bíblia diz: Compreenda o que é agradável a Cristo, e então faça-o. (Efé. 5:10).
• Felizmente, a Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus. Seu nome era Noé.
• Na época de Noé, todo o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para o próprio prazer, e não para o de Deus. Deus não conseguiu achar ninguém sobre a terra interessado em agradá-lo; então lamentou e se arrependeu de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la.
• Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: Mas Noé dava alegria ao Senhor (Gên. 6:8).
• Deus disse: “Esse sujeito me agrada. Ele me faz sorrir. Vou começar tudo de novo com a família dele”.
• Porque Noé agradou a Deus, você e eu estamos vivos hoje.
• Observando a vida dele, aprendemos cinco atos de adoração que fazem Deus sorrir.

1. DEUS SORRI QUANDO O AMAMOS ACIMA DE QUALQUER COISA
• Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava!
• A Bíblia diz que, durante toda a sua vida, Noé seguia a Deus ininterruptamente e desfrutava de um íntimo relacionamento com ele. (Gên. 6:9).
• Eis o que Deus mais quer de você: um relacionamento!
• Essa é a mais espantosa verdade do universo — que o nosso Criador nos queira como companheiros.
• Deus criou você para amá-lo, e deseja que você também o ame.
• Ele diz: Não quero sacrifícios — quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam. (Ose. 6:6).
• Você consegue sentir nesse versículo a paixão que Deus tem por você?
• Deus o ama profundamente e deseja que você também o ame.
• Ele anseia que você o conheça e que use seu tempo para ficar ao lado dele.
• Esse é o motivo pelo qual devemos aprender a amar a Deus e ser ama¬dos por ele.
• Deveria ser o maior objetivo de sua vida; nada se compara em importância.
• Jesus o chamou de o maior mandamento. Ele disse: Ame o Se¬nhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. (Mat. 22:37-38).

2. DEUS SORRI QUANDO CONFIAMOS NELE COMPLETAMENTE
• A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido.
• A Bíblia diz: Pela fé, Noé construiu uma embarcação em terra seca.
• Ele foi alertado a respeito de algo que não podia ver e agiu com base no que lhe fora dito. Por conseguinte, Noé se tornou amigo íntimo de Deus. (Heb. 11:7).
• Imagine esta cena: Deus chega para Noé e diz: “Estou decepciona¬do com os seres humanos. Em todo o mundo, ninguém além de você pensa em mim. Mas, Noé, quando olho para você começo a sorrir. Estou satisfeito com a sua vida, então vou inundar o mundo e começar tudo de novo com sua família. Quero que você construa um barco gigantesco, o qual salvará você, sua família e os animais”.
• Havia três problemas que poderiam ter despertado dúvidas em Noé.
• Primeiro: Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo.
• Segundo: Noé vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?
• Terceiro: havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles.
• Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. Confiou em Deus completamente e fez Deus sorrir.
• Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida.

3. DEUS SORRI QUANDO LHE OBEDECEMOS INCONDICIONALMENTE
• Sal¬var a população animal do mundo inteiro de uma inundação exigiu enorme cuidado com a logística e com os detalhes.
• Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus.
• Deus não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”.
• Ele deu instruções detalhadas quanto ao tamanho, forma e materiais utiliza¬dos na arca, bem como a respeito da quantidade dos diferentes animais a ser trazidos a bordo.
• A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.
• Repare que Noé obedeceu completamente (nenhuma instrução foi deixada de lado) e exatamente (do modo e no tempo que Deus deter¬minou). Isso é devoção.
• Não admira que Deus tenha sorrido para Noé.
• Se Deus lhe solicitasse a construção de um barco gigante, você não acha que teria algumas dúvidas, objeções e restrições? Noé não teve.
• Ele obedeceu a Deus incondicionalmente.
• Isso significa fazer qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar nem hesitar.
• Você não enrola e diz “Vou orar a este respeito”; você faz sem demora.
• Todo pai sabe que obediência atrasada é na verdade desobediência.
• Deus não lhe deve explicação ou motivo para tudo que ele lhe manda fazer.
• A compreensão pode esperar, mas a obediência não.
• Obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas.
• Na verdade, você jamais compreende¬rá algumas ordens sem que as tenha obedecido primeiro.
• A obediência li¬bera a compreensão.
• Frequentemente tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial.
• Que¬remos escolher as ordens a que obedecemos.
• Fazemos uma lista das ordens de que gostamos e a que não gostamos.

4. DEUS SORRI QUANDO O LOUVAMOS E DAMOS GRAÇAS CONTINUAMENTE
• Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém.
• Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa ado¬ração e gratidão.
• A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças.
• A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-lhe um sacrifício.
• A Bíblia diz: Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.
• Por causa do sacrifício de Jesus, não oferecemos mais sacrifícios de animais, como fez Noé. Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor e um sacrifício de gratidão.
• Nós louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo que tem feito.
• Davi disse: Louvarei o nome de Deus com cânticos e pro¬clamarei sua grandeza com ações de graças; isso agradará o Senhor. (Sal. 69:30-31).
• Algo maravilhoso acontece quando oferecemos louvores e ação de graças a Deus: quando trazemos gozo ao coração de Deus, o nosso próprio coração se enche de alegria!
• Por esse motivo que a Bíblia diz que: “A alegria do Senhor é a nossa força”. (Nee. 8:10).

5. DEUS SORRI QUANDO USAMOS NOSSAS HABILIDADES
• Após o Dilúvio, Deus deu a Noé estas simples orientações: Sejam férteis, multi-pliquem-se e encham a terra. [...] Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas. (Gên. 9:1-3).
• Você deve ter a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espirituais” — tais como ler a Bíblia, assistindo aos cultos na igreja, orando ou divulgando sua fé.
• E você deve pensar que Deus é indiferente às outras áreas de sua vida.
• Na verdade, Deus gosta de atentar para cada detalhe de sua vida, esteja você tra¬balhando, brincando, descansando ou comendo.
• Ele não perde um únco movimento que você faça.
• A Bíblia diz: Os passos dos justos são dirigidos pelo Senhor. Ele se agrada de cada detalhe da vida deles. (Sal. 37:23).
• Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem ser feitas para agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor.
• Como um pai orgulhoso, Deus gosta especialmente de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e habilidades que ele lhe deu.
• Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo.
• No filme Carruagens de fogo, o corredor olímpico Eric Liddell diz: “Creio que Deus me fez para um propósito, mas ele também me fez veloz, e, quando corro, sinto que agrado a Deus”. Mais tarde ele diz: “Desistir de correr seria desprezá-lo”.
• Não existem habilidades “não espirituais”, somente habilidades mal-empregadas.
• Comece a usar as suas para o prazer de Deus.
• Os pais não exigem que seus filhos sejam perfeitos, ou mesmo maduros, para amá-los. Eles apreciam os filhos em todos os estágios de seu desenvolvimento.
• Da mesma forma, Deus não espera que você amadureça para começar a gostar de você. Ele o ama e preza a cada estágio de seu desenvolvimento espiritual.

CONCLUSÃO
• Tome providências para que o ato de ser agradável a Deus se torne o objetivo de sua vida.
• Não há nada que Deus não faça pela pessoa totalmente concentrada neste objetivo.
• Pense sobre meu propósito.
• O Senhor se agrada da¬queles que o adoram e confiam no seu amor (Sal. 147:11).
• Considerando que Deus sabe o que é melhor para mim, em quais áreas de minha vida preciso confiar mais nele?
Sobre o autor
Generic placeholder image
Eneas Araújo
Gostaria de receber novidades sobre os estudos em seu email?